Sertãozinho ocupa a 8ª posição no ranking nacional de cidades sustentáveis.
- Rota do Turismo
- 19 de jul. de 2022
- 2 min de leitura
Dos 5.570 municípios brasileiros, Sertãozinho se destaca nas primeiras posições do ranking de cidades sustentáveis, junto com outras 12 cidades paulistas que ocupam as primeiras posições.

Na pontuação Sertãozinho atingiu 63,6 tendo São Caetano do Sul que foi classificada em 1º lugar com 65,62 pontos.
O resultado foi apresentado no 1º Fórum de Desenvolvimento Sustentável das Cidades pelo Instituto Cidades Sustentáveis, que classificou as cidades através da pontuação que mede o progresso total para o cumprimento de todos os 17 ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, que foi realizado no período de 8 a 10 de julho de 2022, no Pavilhão do Ibirapuera, na capital paulista.
Considerada como a maior conferência sobre os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável do mundo, o evento ocupou os três andares do Pavilhão e em mais nove polos espalhados por toda a capital, reunindo prefeitos, acadêmicos e jornalistas para debater a implementação de ações para o cumprimento da Agenda 2030 da ONU.
Para a escolha do munícipio sustentável, foi realizada uma pontuação que variou de zero a 100, sendo que 100 era o limite máximo e indicava um desempenho ótimo no cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, que avaliou por exemplo: saneamento, energia limpa e educação.
Atendendo aos critérios da avaliação, São Caetano do Sul obteve o primeiro lugar no ranking de cidades sustentáveis do Brasil com 65,62 pontos, seguido Jundiaí, Valinhos, Saltinho, Tanguaí, Vinhedo e Cerquilho.
Sertãozinho ficou na 8ª posição com uma pontuação de 63,64 pontos.
O ranking, que classificou os 5.570 municípios brasileiros, avaliou o desempenho de cada cidade junto aos ODSs (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) da ONU (Organização das Nações Unidas), usando dados atualizados disponíveis em âmbito nacional no período entre 2010 e 2020 e avaliou os 100 indicadores com base em fontes públicas.
Depois da análise de cada ODS foi feita uma média geral.

Os municípios que atingem a cor verde são classificados com bom índice. Veja abaixo a diferença de Sertãozinho com São Caetano do Sul e onde o município tem que melhorar.
Analisando as pontuações de Sertãozinho e São Caetano do Sul percebe-se que Sertãozinho está à frente nos quesitos: Erradicação de pobreza; Indústria, inovação e infraestrutura; Redução da desigualdade; Cidades e comunidades sustentáveis; Consumo e produção sustentáveis; Ação contra a mudança global do clima e, também em Proteger a vida terrestre.
No quesito Vida na água São Caetano obteve 100 pontos contra 98,99 pontos de Sertãozinho/SP.
De acordo com Ivan Melo, Secretário do Meio Ambiente de Sertãozinho, “Estamos no caminho certo! O resultado é sensacional, mas, ainda temos muito a melhorar. O trabalho é contínuo e de longo prazo”.
A última cidade do ranking de cidades sustentáveis foi Santana do Araguaia/Pa, com o resultado de 30,1 pontos.
Quer saber a classificação do seu município clique aqui.
O alerta fica sobre nenhum município ter atingido os 100 pontos, o que demonstra que falta muito para o País melhorar até 2030. E olha que faltam apenas 8 anos!
Fonte: Adriana Fagundes
Webtv Rota do Turismo
Comments